A evolução na Segurança do Trabalho

Comecei a trabalhar na Itaminas em 1980 como Apontador de Produção na ITM4. A empresa era bem menor, tinha apenas duas usinas de minérios – a ITM2 e a ITM4. Naquela época, os recursos eram precários em todas as áreas. Os equipamentos eram rudimentares, as carregadeiras eram desgastadas e também realizavam a função de escavar, e, com isso, os riscos de acidentes eram maiores.

O tempo foi passando, vieram os anos 90, e a Itaminas começou a investir nas escavadeiras. Isso aumentou a produção e minimizou os riscos de acidentes. A segurança foi progredindo; surgiram novas metodologias de conscientização que ajudaram a empresa a direcionar os seus funcionários a usarem os equipamentos de proteção coletiva (EPCs), e a terem ações mais assertivas para o bem-estar e a segurança de todos. Contudo, a maior mudança que percebi na Itaminas foi nos últimos 8 meses. Tenho acompanhado de perto e me surpreendido com o grande crescimento e com as melhorias que têm sido feitas aqui na empresa. Os conhecimentos tecnológicos promoveram constantes alterações no dia a dia. Além de garantirem mais agilidade e precisão em diversos setores, possibilitaram a tecnologia na Segurança do Trabalho.

Esse avanço tem gerado diversas oportunidades de emprego para centenas de pessoas, trazendo assim mais benefícios para a cidade de Sarzedo. Tudo com responsabilidade, trabalho e segurança.

José Rafael da Silva
Técnico de segurança de trabalho