A importância de se manter bem hidratado no inverno

Adriano Pires de Freitas – Auxiliar de Almoxarifado

O dia 21 de junho marcou a chegada do inverno, época do ano em que dá aquela vontade de usar roupas mais quentes e aconchegantes, não é mesmo?

No inverno, nossos hábitos alimentares também tendem a mudar. Sentimos mais fome e acabamos comendo mais, pelo simples fato de o corpo precisar de muita energia para se manter aquecido.
O fator mais preocupante é a hidratação. Com o frio, o organismo envia menos sinais de que está precisando de líquido, como acontece no calor, por exemplo. O resultado? sentimos menos sede e tomamos menos água.

Atividades do dia a dia, como andar, trabalhar, dormir e até respirar exigem um esforço maior durante o inverno. Apesar da perda de líquido com a transpiração nesta estação ser menor, o consumo regular de água é fundamental para o organismo funcionar melhor, manter a pele hidratada e evitar problemas nos rins, dentre outras doenças.

Além do mais, em meio a uma pandemia, beber água auxilia o nosso sistema imunológico a se manter ativo e alerta, facilitando também o funcionamento dos pulmões na eliminação das secreções.
Consumir água de maneira correta (existe um cálculo feito com o seu peso) facilita a melhor absorção dos nutrientes e vitaminas dos alimentos, bem como mantém o corpo sempre saudável.
E você, toma água regularmente? qual a sua necessidade diária?

Para conhecer mais sobre os benefícios desse líquido precioso e saber como se cuidar no inverno, consulte com a nutricionista do Projeto Saúde e Fé!

 

Camila de Fátima Moraes Rosa
Nutricionista