Janeiro Branco 2020: Precisamos Falar sobre Saúde Mental

Pensar e falar sobre saúde mental é algo fundamental para alcançar uma vida de qualidade.

Ao cuidarmos de nossa saúde mental nos tornamos capazes de nos relacionarmos de forma cada vez mais engajada, crítica e comprometida com meio no qual nos inserimos, seja ele o meio familiar ou em nosso trabalho.

Ao cuidar da nossa saúde mental cuidamos também do outro, isto é, cuidamos daquele com quem convivemos diariamente e dividimos os desafios e as dificuldades cotidianas. Nosso corpo também sente de forma positiva os efeitos de um cuidado sobre nossa saúde mental, pois ficamos menos expostos a doenças e a situações de risco.

Falar e pensar sobre saúde mental é, portanto, o mesmo que falar e pensar sobre a saúde de nosso corpo, de nosso organismo.

É a partir de uma reflexão como essa que apresentamos a campanha “Janeiro Branco 2020”. Por meio dela, busca-se trabalhar no sentido de se tornar o mundo um lugar melhor. O objetivo é promover uma reflexão que seja capaz de provocar mudanças em hábitos de vida, rotinas e comportamentos.

Afinal, para construirmos um mundo melhor, é imprescindível estarmos atentos a nós mesmos, a qualidade de nossos relacionamentos, os nossos pensamentos e também os nossos objetivos de vida. É necessário estarmos com saúde, pois é com ela que seremos capazes de realizar mudanças de impacto em nossas vidas.

Nesse sentido, trazemos como proposta uma campanha “Janeiro Branco 2020” que não se encerre em janeiro de 2020. Ao longo de todo o ano, serão publicadas, em série, no informativo da Itaminas “Itanews”, reflexões e sugestões que coloquem em destaque estratégias para alcançarmos uma saúde mental de maior qualidade. Afinal, o tema é bastante amplo, e envolve diversas áreas do conhecimento, como a medicina, psicologia, enfermagem, nutrição, etc.

Quais hábitos de vida são importantes para preservarmos nossa saúde mental? Devemos ter alguma atenção especial no que se refere à alimentação?

E no que se refere ao contato e ao relacionamento com os colegas de trabalho, de que forma proceder?

Essas são algumas das perguntas que tentaremos trabalhar ao longo desse período.

Além de se pensar e de se falar sobre saúde mental, é importante também que se aja concretamente no sentido de se alcançar uma mudança possível. É essa mudança, por vezes tão difícil que irá nos possibilitar uma reorganização efetiva e positiva de nossas vidas e, consequentemente, do meio no qual estamos inseridos.

Fonte:

https://janeirobranco.com.br/projeto-janeiro-branco/

Créditos: Diego Alonso Soares Dias
CRP:04/31661