Comércio de Minério de Ferro

HISTÓRICO

A ITAMINAS foi fundada em janeiro de 1958 no Rio de Janeiro, já em 1959 chegou no município de Sarzedo MG.

Nos primeiros anos de atividade, além de fornecer matéria prima para o mercado interno, exportou minério de ferro através do porto do Rio de Janeiro para vários países Canadá, Estados Unidos, Turquia entre outros.

Em Janeiro de 2002, promoveu a expansão de suas atividades, com a  introdução das instalações de beneficiamento de finos, utilizando processos magnéticos, e visando o aproveitamento de antigas pilhas existentes na área do empreendimento, sendo pioneira nesta tecnologia.

Em 2005, em cooperação com a GAUSTEC MAGNETISMO, a ITAMINAS foi à primeira mineração do Brasil a realizar a recuperação de barragens para a produção de concentrado de minério de Ferro (PFF). A ITAMINAS foi à primeira mineração de médio porte a utilizar separadores magnéticos de alta intensidade com campo variável em seu processo, tecnologia antes restrita às grandes mineradoras.

Durante esses 14 anos, a Itaminas produziu mais de 30 milhões de toneladas de produto apenas com esta tecnologia. O projeto teve grande êxito ambiental, econômico e social, recuperando áreas impactadas, gerando emprego e renda para a população de Sarzedo, Ibirité, Brumadinho, Mario Campos e região.

Atualmente a Itaminas está investindo na implementação de 4 filtros, tendo como objetivo a substituição da operação de disposição de rejeitos à úmido para seco. Além disso, estão sendo realizadas melhorias em todas as Instalações de Tratamento de Minérios.

Geramos atualmente 366 empregos diretos e outros 1200 indiretos.

Uma das políticas da empresa é priorizar a contratação de mão de obra local. Cerca de 90% dos funcionários residem em Sarzedo, a economia local é movimentada por meio da utilização de prestação de serviços em diversos segmentos como: Indústrias de equipamentos para mineração, Indústrias de equipamentos elétricos, Oficinas mecânicas, Borracharias, Lava-jatos, Lojas de auto-peças, Papelarias, Confeitarias e demais ramos do comércio local.

Nossos maiores investimentos são em pessoas, segurança, meio ambiente e tecnologia.

Detalhe-da-Mineração-Manual-em-MG-1942-400x600
Fotos: Acervo Museu de Sarzedo