Comércio de Minério de Ferro

GERENCIAMENTO DE BARRAGENS

Informações Gerais

A Itaminas possui em seu empreendimento duas barragens.
A Barrragem B1 está situada no Córrego Engenho Seco, próximo das coordenadas 7.781.200 N e 592.600 E, no extremo jusante da Mina do Engenho Seco. Esta Barragem em a função de conter os sedimentos originados das vias de acesso e áreas de operação da mina, transportados através dos sistemas de drenagem pluvial, bem como promover a clarificação final dos efluentes e recirculação de água industrial do empreendimento.
Já a Barragem B4 está localizada próxima às coordenadas 7.778.260 N e 594.060 E. Esta estrutura tem como função armazenar os rejeitos oriundos dos processos de beneficiamento de minérios. Exerce também a função de reservação e recirculação de água industrial.
Todas as duas estruturas possuem declaração de condição de estabilidades válidas, conforme preconiza a legislação vigente.

PAEBM - PCR – PAE

PAEBM (Plano de Ações Emergenciais para Barragens de Mineração) –

Documento formal elaborado pelo empreendedor, no qual estão identificadas as situações de emergência em potencial da barragem, estabelecidas as ações a serem executadas nesses casos e definidos os agentes a serem notificados, com o objetivo de minimizar perdas de vida.

 

PCR (Plano de Comunicação de Risco) –

O Plano de Comunicação de Risco das Barragens é um instrumento norteador dos procedimentos e ações a serem adotadas nos casos de situações de emergências. As ações estão direcionadas ao público interno e externo, especialmente para as comunidades localizadas nas áreas definidas pelos estudos de DAM BREAK (áreas de inundação afetadas pelo rompimento hipotético da barragem). A Itaminas tem uma equipe multidisciplinar interna dedicada em tempo integral ao desenvolvimento do PCR e parcerias como o Poder Executivo, Legislativo, Sociedade Civil, Defesas Civis dos municípios de Sarzedo e Mário Campos, Defesa Civil Estadual, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Associação dos Bombeiros Civis de Sarzedo e Comunidades Locais.

 

PAE (Plano de Ação de Emergência) –

Determina as ações de resposta a serem tomadas pelo empreendedor e/ou autoridades públicas durante emergências.

O PAE é um documento onde estão estabelecidos os procedimentos e ações a serem adotadas para reduzir os efeitos e danos às pessoas, propriedades, e ao meio ambiente, no caso de qualquer sinistro.