Comércio de Minério de Ferro

PROJETOS DE EXPANSÃO

O DESENVOLVIMENTO DA ITAMINAS

A Itaminas Comércio de Minérios, fundada em 29/12/1959, tem suas operações de beneficiamento em áreas distintas dentro do complexo Mina do Engenho Seco. Durante muitos anos produziu e comercializou diversos produtos de minério de ferro, tipos granulados, hematitinha, “sinter feed” e concentrados, lavrando reservas de minérios hematíticos com elevados teores de ferro. Abasteceu uma parte do mercado siderúrgico doméstico e parte dos produtos foram destinados aos produtores exportadores.

Com a redução das reservas de minérios com teores de ferro mais elevados e a maior disponibilidade de minérios com teores de ferro mais baixos, os “itabiritos”; ocorreu a primeira adequação das antigas instalações de beneficiamento. Iniciou-se pela instalação de separadores magnéticos e jigagem e uma grande parceria com a Gaustec Magnetismo, que possibilitou o rápido desenvolvimento dos separadores magnéticos com grandes capacidades de alimentação e aplicações de elevados campos magnéticos. Atualmente a Itaminas tem em sua planta de beneficiamento duas unidades de separadores magnéticos de maior capacidade de alimentação disponível no mercado, os GHX 1400 (foto).

A Itaminas desenvolve continuamente novos projetos para adequações de processo e beneficiamento capazes de garantir a continuidade das operações em grande escala.

Novos arranjos de processo, com novas etapas de cominuição como britagem terciária e moinhos de bolas, desaguamentos de rejeitos em peneiras desaguadoras e em filtros tipo prensa, capazes de garantir a sustentabilidade do negócio no longo prazo e a atividade econômica do Empreendimento.

Duas importantes adequações de processo estão em implantação: a instalação de filtragem com filtros tipo prensa para desaguamento de rejeitos e lamas e a instalação de moagem com dois moinhos de bolas, visando obter um maior grau de liberação para os minérios itabiríticos. Vistas em 3D da planta de filtragem e moagem.

A Itaminas desenvolveu o Projeto de Expansão 7,5 milhões de toneladas/ano de concentrados. Projeto de Engenharia Conceitual e Básico, que considera a totalidade da reserva lavrável, incluindo os itabiritos semicompactos e itabiritos compactos, avaliada sob cenários definidos; também a implantação de novas tecnologias de cominuição como moagem primária, concentração por flotação e desaguamentos por filtragem de concentrados e rejeitos.

 

O Projeto de Expansão 7,5 milhões de toneladas tem como objetivo atender ao Plano de Negócios da Itaminas com capacidade de produção planejada e suficiente para assegurar sua posição como importante produtor no mercado de minério de ferro no Estado de Minas Gerais.