Itaminas na Bienal do Livro BH 2022

Do dia 13 ao dia 22 de maio de 2022, ocorreu a Bienal Mineira do Livro, a maior iniciativa literária de Minas Gerais, que ofertou programação cultural abrangente, consistente e inovadora. Reuniu editoras, distribuidoras e livrarias de todo Brasil e contou com autores representativos da literatura nacional e internacional. Acolheu, de forma presencial, milhares de participantes de diversas faixas etárias, especialmente, educandos, educadores e famílias de todo o Brasil.

Bienal homenageia Olavo Celso Romano

O escritor homenageado na Bienal 2022 foi Olavo Romano, grande parceiro e amigo da Itaminas.

Olavo Romano estudou Direito (PUC-MG), Administração (mestrado na FGV-RJ) Inglês (proficiência pela Universidade de Michigan), Planejamento Educacional (Banco Mundial). Lecionou Inglês em vários colégios e Administração na PUC-MG. Fez carreira no serviço público, aposentando-se como Procurador do Estado.

Em 1979, publicou seus casos mineiros e textos poéticos no Estado de Minas, no Jornal de Casa, nas revistas Globo Rural, Palavra, Cícero, IstoÉ e Veja. Está agora no Mercado Comum e, também, no quadro “Prosa arrumada”, do programa Arrumação, na TV Minas. Possui quase vinte livros publicados, oito deles amplamente adotados em escolas de Minas e de outros estados. Entre as obras adotadas em escolas, focaliza o jeito, a fala, a vida no interior mineiro: Casos de Minas, Paz e Terra, SP, 1982, 6a ed.; Minas e seus casos e Ática, SP, 1984 (esgotado).


Sua prosa viva e sensível homenageou dirigentes e dezenas de empregados da Alcan, como executivos da Acesita e da Samarco, além de estar presente, desde a década de 80, em diversos relatórios da Cemig.


Recebeu homenagens do Estado de Minas, do Lions Clube Internacional, do governo do Estado, da Câmara Municipal de Oliveira. O título de cidadão honorário de BH será brevemente entregue.

Olavo havia sido convidado para ser homenageado na Bienal de 2020, mas devido à pandemia o evento foi adiado. Ele afirmou que não via a hora de matar a saudade do bom e velho clima de evento literário. “É uma alegria imensa ser homenageado e ter a sorte do olho no olho, esse encontro que todo mundo precisava tanto”.

Muita Prosa e Cantoria


A Itaminas se fez presente no evento através do patrocínio da programação apresentada por Olavo Romano, o “Prosa e Cantoria”. Em todos os dias foram recebidos convidados muito especiais que compartilharam seus “casos” e suas músicas com o Olavo.

Estiveram presentes no Palco Minas amigos queridos como Celso Adolfo, Chico Lobo, Carlos Faria, Saulo Laranjeira, Paulinho Pedra Azul, Rodrigo Delage, Tau Brasil, Tino Gomes, Wilson Dias e as irmãs Celinha e Lu.

Saiba mais em: https://bienalmineiradolivro.com.br/

Notícias Relacionadas