APAE Sarzedo

Compromisso integral à pessoa com deficiência.

A Deficiência no Brasil

De acordo com o Censo IBGE 2010, o Brasil tem 45.606.048 de pessoas com deficiência, o que equivale a 23,9% da população do País. 18,60% foram declaradas pessoas com deficiência visual, 7% com deficiência motora, 5,10% com deficiência auditiva e 1,40% com deficiência mental.

A Apae

A Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais nasceu em 1954, no Rio de Janeiro. Caracteriza-se por ser uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual e múltipla. A Rede Apae destaca-se por seu pioneirismo e capilaridade, estando presente, atualmente, em mais de 2.200 mil municípios em todo o território nacional.

São resultados expressivos e que refletem o trabalho e as conquistas do Movimento Apaeano na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Nesse esforço destacam-se a incorporação do Teste do Pezinho na rede pública de saúde, a prática de esportes e a inserção das linguagens artísticas como instrumentos pedagógicos na formação das pessoas com deficiência, assim como a estimulação precoce como fundamental para o seu desenvolvimento.

A Apae Sarzedo 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Sarzedo, conta com uma equipe multidisciplinar, formada por vários especialistas dentre eles fonoaudióloga, fisioterapia, terapia ocupacional, psicólogos, nutricionista, pedagogo, dentre outros. Ao todo são atendidas cerca de 90 (noventa) pessoas, dentre elas crianças e adultos de segunda a sexta – feira.  

Atualmente a APAE conta com duas instalações fixas a APAE Clínica localizada em um sítio na divisa do Município de Betim / Sarzedo que oferece um espaço amplo para a realização de atividades lúdicas e melhoria do quadro clínico e a APAE Escola localizada no Bairro Vera Cruz em Sarzedo que oferecem atividades de ensino especial aos alunos com idade de até 15 anos.

A ITAMINAS apóia as ações da APAE realizando o fomento financeiro para a manutenção da unidade administrativa, uniformes para professores e alunos e apoio às festividades, passeios e melhorias das instalações.

“A Itaminas é uma pedra fundamental, o alicerce da APAE de Sarzedo”, 

Maria de Lourdes Pereira Siqueira Damaceno, Presidente da APAE de Sarzedo.

 

"A Itaminas é uma pedra fundamental, o alicerce da APAE de Sarzedo."

Maria de Lourdes Pereira Siqueira Damaceno, Presidente da APAE de Sarzedo

Galeria de Imagens