Somos a Itaminas

Uma empresa de extração e processamento de minério de ferro.

Desde 1958 investindo em pessoas, meio ambiente e tecnologia

A Itaminas investe e trabalha pela sua excelência administrativa, de produção e comercialização de todos os seus produtos gerados pela extração de minério, conquistando índices de padrão mundial. Hoje a Itaminas produz quatro tipos de produtos: sinter feed concentrado, sinter feed alta sílica, hematitinha e pellet feed.

 

Desde o princípio das operações, em 1959, em Sarzedo, Minas Gerais, a Itaminas priorizou ser uma empresa em sintonia com as transformações do mundo. Hoje produz cerca de 6,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. Ao investir no aperfeiçoamento tecnológico e na atualização dos processos, a Itaminas garante uma produção em alta escala, capaz de atender a grande demanda de mercado.

 

Os maiores exemplos desse princípio são as atualizações que estão sendo implementadas: a instalação de filtragem para garantir um maior grau de minérios itabiríticos e o projeto de Expansão da planta para 10 milhões de toneladas ano. Ações que irão gerar diversidade de produtos, aumento de empregos e consolidar a Itaminas como um dos maiores produtores de minério de ferro de Minas Gerais.

Propósito

Por que existimos? A Itaminas existe para transformar vidas através da extração do minério de ferro. Geramos desenvolvimento econômico e social de forma sustentável comprometidos com responsabilidade ambiental.

Valores

  • Em que acreditamos?
  • Priorizar a vida acima de tudo
  • Agir com Integridade
  • Respeitar as comunidades
  • Buscar a sustentabilidade ambiental nas operações
  • Valorizar e reconhecer o trabalho dos nossos colaboradores
Linha do Tempo​
Navegue nas setas e conheça um pouco da nossa história.
1959
Abriu sua unidade no município de Sarzedo MG.
2002
Promoveu a expansão de suas atividades, com a introdução das instalações de beneficiamento de finos, utilizando processos magnéticos, e visando o aproveitamento de antigas pilhas existentes na área do empreendimento, sendo pioneira nesta tecnologia.
2005
Em cooperação com a GAUSTEC MAGNETISMO, a ITAMINAS foi a primeira mineração do Brasil a realizar a recuperação de barragens para a produção de concentrado de minério de Ferro (PFF). Sendo a primeira mineração de médio porte a utilizar separadores magnéticos de alta intensidade com campo variável em seu processo, tecnologia antes restrita às grandes mineradoras.
2019
Durante esses 14 anos, a Itaminas produziu mais de 30 milhões de toneladas de produto. O projeto teve grande êxito ambiental, econômico e social, recuperando áreas impactadas, gerando emprego e renda para a população de Sarzedo, Ibirité, Brumadinho, Mario Campos e região.
2020
Atualmente a Itaminas está investindo na implementação de 4 filtros, tendo como objetivo a substituição da operação de disposição de rejeitos à úmido para seco. Além disso, estão sendo realizadas melhorias em todas as Instalações de Tratamento de Minérios.
Previous
Next

Ser a matéria-prima capaz de transformar a vida e o mundo.
Esse é o valor do minério da Itaminas.

Nossos Produtos

Pellet Feed

Material fruto da concentração magnética de alto campo, este produto tem por característica teores entre 62% a 64% de ferro e faixa granulométrica entre 0 mm a 3 mm.

Sua venda visa atender o mercado externo onde é destinado a pelotizadoras ou sinterizações , se tornando insumos da indústria siderúrgica.

Sinter Feed

Resultante da concentração magnética de médio campo, o sinter feed tem qualidade entre 56% de e 58% de Fe, possuindo granulometria mais grossa que o pellet feed, entre 0 mm e 13 mm.

Também é destinado principalmente ao mercado externo compondo blends que vão suprir siderúrgicas que o utilizarão nas sinterizações.

Hematitinha

Produto obtido a partir da britagem e peneiramento do minério, tem como característica granulometria entre 13mm à 19 mm e teor entre 56% Fe e 58% Fe.

Sua destinação atende ao mercado interno alimentando siderúrgicas nacionais voltadas à produção de gusa.

Granulado

Produto obtido por britagem e peneiramento do minério, apresenta faixa granulométrica de 19 mm a 32 mm, sendo destinado ao mercado interno para as siderúrgicas produtoras de gusa.

Galeria de Imagens