Maio amarelo Itaminas e Prefeitura de Sarzedo

O que é maio amarelo?

O maio amarelo é uma campanha importante que tem como objetivo conscientizar as pessoas de todos os perigos do trânsito. Ser responsável e cuidadoso é fundamental para evitar desastres no trânsito.

O movimento Maio Amarelo tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Ele foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária da ONU.

Significado da cor amarela na campanha

A cor amarela é um símbolo muito importante para a campanha do Maio Amarelo. No trânsito, essa cor significa “atenção” em semáforos, para que as pessoas reduzam a velocidade e e fiquem atentas ao percurso.

O laço também se caracteriza como um símbolo importante, estando presente em outras ocasiões de conscientização, como o Janeiro Branco, Outubro Rosa e também o Novembro Azul.

Campanha Itaminas e Prefeitura de Sarzedo

A Prefeitura de Sarzedo, em parceria com a Itaminas e a Câmara de Vereadores, realizou a primeira ação da campanha Maio Amarelo, que promove a segurança e a atenção no trânsito.

Na manhã desta segunda-feira (23/05), ocorreu a abertura oficial, no Centro de Referência da Pessoa Idosa. Estiveram presentes no evento o Secretário de Trânsito de Divinópolis, Lucas Estevam, que falou sobre as experiências e ações adotadas na região, e Andreza Costa Marques, moradora de Sarzedo que foi vítima de um grave acidente de trânsito no final de 2021, e deu um depoimento relatando sua experiência e atentando às pessoas sobre os reais riscos do trânsito.

A programação da 1ª ação Maio Amarelo contemplou o teatro do Batalhão de trânsito e blitz educativa com distribuição de material na MG-040:
• 24/05 (período da manhã) – Blitz Educativa
• 25/05 (período da tarde) – Blitz Educativa
• 26/05 (período da manhã) – Simulação de acidente de trânsito com vítima e desencarceramento na MG-040
• 27/05 (período da manhã) – Transitolândia Itinerante (Quadra de esportes – ao lado da prefeitura – Centro)
• 30/05 – Teatro nas escolas municipais: Profª Efigênia Mendonça (bairro Brasília) e Helena Eustáquia de Souza (bairro Santa Rita). Informações: 3577-7880 (Departamento de Trânsito e Transportes).


As autoridades presentes se deslocaram para o clube da Itaminas após o evento de abertura para uma reunião com os integrantes da empresa, e foram enfatizadas as normas e cuidados para se ter no trânsito. Após a reunião, foi ofertado um almoço para todos os que estavam presentes na reunião.

Transitolândia

Além de todas as palestras e simulações, foi realizado no dia 27 de maio a “Transitolândia Itinerante”, evento que ensina crianças sobre como se portarem diariamente como pedestres e mostrando a importância de aprenderem sobre o trânsito. Estiveram presentes alunos de escolas municipais de Sarzedo, que contaram com os ensinamentos de dois policiais militares, que deram todas as instruções e ensinaram, de forma dinâmica e descontraída, como eles deveriam atravessar as ruas, colocar cintos de segurança e como eles podem ajudar os pais a ficarem mais atentos ao percurso.

Separamos sugestões e dicas para pedestres e motoristas para tornarmos a nossa cidade um lugar mais seguro:

  • Sempre faça revisões em seu veículo antes de viajar;
  • Mantenha a distância adequada do veículo à sua frente;
  • Não dirija se estiver falando ao telefone;
  • Atravesse sempre em faixas de pedestre;
  • Sempre respeite as sinalizações;
  • Não dirija se estiver com sono ou sob o efeito de remédios;
  • Se beber, não dirija.

Esperamos que todos se alertem cada vez mais para que possamos ter um trânsito mais seguro e responsável!

Notícias Relacionadas