PAEBM Cadastramento

O PAEBM (Plano de Ação Emergencial Para Barragem de Mineração) é um documento de fácil entendimento que deve ser elaborado pelo empreendedor. Neste plano, as situações de emergência que possam pôr em risco a integridade da barragem devem ser identificadas, além de serem definidos os agentes a serem notificados desses acontecimentos. O objetivo do PAEBM é evitar danos com perda de vida no caso de um eventual sinistro.

Fonte: https://institutominere.com.br/blog/o-que-e-um-plano-de-acao-de-emergencia-para-barragens

No ano de 2021, a Itaminas realizou o recadastramento do PAEBM. O recadastramento consta em visitas às moradias e empresas da comunidade, para a coleta de dados e informações para a construção de relatórios para casos de emergência, e já tinha se realizado em 2017 e 2018. A empresa se baseia no seu estudo de Dam Break, que avalia os impactos causados por um rompimento e cadastra os moradores que estão incluídos em sua mancha.

Os estudos de Dam Break analisam a ruptura de barragem pelo modo de falha provável mais danoso (galgamento, erosão interna do maciço, instabilização geotécnica, tombamento etc.), seguido pelo mapeamento da mancha de inundação. Para a realização desse mapeamento, é fundamental o conhecimento das características do reservatório, do volume dos materiais a serem propagados e da topografia e da hidrografia detalhadas do vale a jusante, onde ocorrerá a propagação da onda de ruptura.

A Itaminas preparou um grupo para realizar esse trabalho, que teve a duração de 10 meses e gerou mais de 3 mil cadastros por toda a cidade. Toda a equipe estava informada e identificada para tirar as dúvidas e tranquilizar a população. O cadastro ocorreu de forma rápida, trazendo bons resultados e uma quantidade significativa de pessoas cadastradas.

Para que a população se tranquilize, a Itaminas deixa claro que o fator de segurança segue positivo, e a barragem não oferece riscos à população e ao meio ambiente. A qualidade de vida e preservação do meio ambiente são prioridades para a empresa.

Além disso, a Itaminas adquiriu a tecnologia de filtros prensa, que fazem a descaracterização das barragens de rejeito, o que possibilita o uso do minério seco e acaba com os riscos de rompimento das barragem.

Saiba mais em: https://www.itaminas.com.br/filtro-prensa/

PAEBM-cadastro realizado com morador
Cadastro realizado com morador.

Notícias Relacionadas