Exercício simulado interno 2022

Qual a importância dos exercícios simulados?

Os exercícios simulados são um passo muito importante na empresa. É necessário que todos os colaboradores saibam o que fazer em um caso de rompimento. É fundamental que todos conheçam as mensagens das sirenes, as rotas de fuga e os pontos de encontro para a construção de uma cultura de segurança. A barragem de rejeito B4 da Itaminas é segura e não apresenta riscos à sociedade e aos funcionários, mas é muito importante realizar essas ações.

Os simulados de emergência testam situações como clareza do sistema sonoro de alertas, monitoramento do tempo de deslocamento das pessoas até os pontos de encontro e eficiência das placas de sinalização. A simulação começa com o toque da sirene de alerta.

O que é o PAEBM?

O PAEBM (Plano de Ação Emergencial Para Barragem de Mineração) é um documento de fácil entendimento que deve ser elaborado pelo empreendedor. Neste plano, as situações de emergência que possam pôr em risco a integridade da barragem devem ser identificadas, além de serem definidos os agentes a serem notificados desses acontecimentos. O objetivo do PAEBM é evitar danos com perda de vida no caso de um eventual sinistro.

Fonte: https://institutominere.com.br/blog/o-que-e-um-plano-de-acao-de-emergencia-para-barragens

Saiba mais também em: https://www.itaminas.com.br/cadastramento-paebm/

No dia 18 de março de 2022, o meio ambiente da Itaminas preparou um exercício simulado interno de barragem do PAEBM (Plano de Ação Emergencial para Barragem de Mineração), que é um documento onde são listadas todas as situações que podem levar a um comprometimento das estruturas e o que a empresa deveria fazer para salvaguardar vidas, em primeiro lugar.

Simulado interno 2022

Todos os colaboradores foram instruídos de maneira que já soubessem como agir em uma situação de emergência de barragem. Os colaboradores foram informados sobre o PAEBM, sobre as barragens e sobre os pontos de encontro localizados dentro da empresa.
No início do exercício, os funcionários foram direcionados a cada ponto de encontro com um líder de equipe, que forneceu os devidos equipamentos e informações necessárias para concluírem o teste. Todos agem como se estivessem em uma situação de sinistro, se direcionando aos pontos de encontro, se comunicando e comunicando aos outros sobre o rompimento hipotético.
Totalmente informados e equipados, os colaboradores realizaram um bom teste simulado e entregaram os resultados esperados em tempo.

Este simulado é uma resposta da Itaminas à legislação vigente e estamos comprometidos com as determinações do poder público.

Notícias Relacionadas